Segunda-feira, 21 de Agosto de 2006

Catrafactarios: Precursores da Cavalaria

A little caution outflanks a large cavalry. Otto Von Bismarck

A palavra catrafactarios ( do grego κατάφρακτος) é o termo que os antigos gregos e mais tarde, romanos usaram para descrever a Cavalaria Pesada. Historicamente o Catrafactario era um cavaleiro com armadura e armamento pesado, cuja origem começa no inicio da Antiguidade e vai até á Alta Idade Média. Originalmente, o termo catrafactario referia-se ao tipo de armadura que cobria todo o corpo e tambem o cavalo. Eventualmente, o termo chegaria a descrever o soldado.
Embora nomes diferentes sejam dados aos Cavaleiros e aos Catrafactarios, existiam poucas diferenças nos seus papeis em batalha, embora o armamento e as tacticas separassem os dois. Diferente do Cavaleiro, um Catrafactario era apenas um soldado no campo de batalha e não tinha qualquer posição politica.
Estados e Nações que usaram catrafactarios em determinados momentos da sua historia incluiam a Dinastia Arsacida dos Partos, os Sarmatas Iranianos, os Armenios, os Seleucidas, Pergamo, a Persia Sassanida, o Imperio Romano e o Imperio Bizantino.
As raizes dos Catrafactarios provavelmente advem dos nomadas das estepes. A tradição catrafactaria , reservada para a sua nobreza, provavelemente passou para os povos sedentarios do Antigo Proximo Oriente. Os Gregos Ocidentais encontraram os catrafactarios durante a Guerras Persas. Aprendendo com os Gregos, os Romanos aprenderam as tradições, e assim as tradições Catrafactarias passaram para o Ocidente, que mais tarde teria o seu apogeu nos Cavaleiros da Europa Ocidental.
Os Romanos depararam com os Catrafactarios durante as batalhas com o Rei Helenistico Pirro no sec III a.C. e colocaram Catrafactarios em batalha no sec II d.C. durante o reinado de Adriano. Tal não aconteceu por os romanos se terem apercebido dos meritos da cavalaria; os romanos tinham tido bastante experiencia com isso. As batalhas com os Sarmatas e com os Partos tinham muitas vezes infigido graves derrotas nos romanos.
Os Catrafactarios eram usados como tropas de choque contra infantaria, apoiados por infantaria leve ou pesada e por arqueiros. A carga catrafactaria era geralmente mais disciplinada e menos impetuosa do que a carga dos Cavaleiros Medievais. A sua eficacia contra infantaria fez com que os Partos conseguissem repelir incursões romanas vezes sem conta.
Catrafactarios Persas continuaram a ser uma força formidavel do sec III ao sec VII. Inicialmente a Dinastia Sassanida continuou com a tradição cavaleira dos Partos. No entanto, um tipo de cavaleiro universal aparecera, que conseguia lutar como um arqueiro e como um catrafactario. Essa medida foi tomada talvez como resposta ao poder crescente dos Kuschanos, dos Turcos e dos Hunos.
Num volte-face ironico, a elite do Exercito Romano do sec VI era o Catrafactario, feito a partir das forças que os tinham derrotado anteriormente.
No entanto, o fim dos Catrafactarios veio com o fim do Imperio Byzantino em 1453. Foi o fim da Idade Média.
Catrafactario Sassanida; Irão.

publicado por Oraculo às 22:49
link do post | comentar | favorito
|

.Informações

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. O problema de um free rid...

. A velha questão de onde g...

. Economices de uma saída á...

. Combustíveis, petróleo e ...

. Responsabilidade Social e...

. Mudanças na UALG

. Crise Imobiliária Parte I...

. Quem disse que tirar um c...

. A Crise Financeira no sec...

. Um pensamento disconexo

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Novembro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

.tags

. todas as tags

.links

Blog Top Sites
Blog Directory
Locations of visitors to this page

.Khonya

.subscrever feeds