Domingo, 3 de Setembro de 2006

Solidão e Perdição.

Aquele que luta com monstros, deve olha para si, para não se tornar um monstro ele mesmo. Se olhas para o Abismo, o Abismo olha para ti. Nietzsche

Como definir uma vida? Uma vida é feita de escolhas, algumas bem tomadas, outras, nem por isso. Mas em toda a vida fazemos as escolhas que nos permitam ser felizes, esse sentimento tão etereo como a busca pelo Santo Graal. Intangivel como pode ser, as pessoas lutam vigorosamente por ela. Procuram evitar a tristeza, o alter-ego da Alegria, capaz de apertar um coração com tamanha força, que parece que apertam o mundo.
Muitas pessoas associam a tristeza com a solidão. A solidão é algo que pode ou não advir de uma escolha. Há que tome periodos para se afastar do mundo, para reflectir nas diversas vicissitudes que encontramos, ou talvez, para encontrar o caminho perdido.
Mas mesmo esses que tomam esse exilio voluntario deparam-se com um dilema interessante e com uma caracteristica da tristeza que muitos de nós nunca consideramos: a solidão é, de uma certa maneira, viciante. Viciante, não no sentido em que tiramos qualquer prazer dela, mas viciante no sentido em que é muito facil acomodarmo-nos a ela.
De inicio, estamos sós por decisão propria. Mas vagarosamente e decididamente, começamos a habituarmo-nos a essa ideia. Cada vez mais a solidão se entranha, e de repente, a tristeza instala-se, o tipo de tristeza que nos deixamos levar e prender docemente.
De repente… tudo parece desinteressante: as conversas que se tem, os acesos debates de ideias, as gargalhadas que temos. O entusiasmo e prazer da perspectiva de desabafar desaparece. E quando sabemos… a paixão pela vida desaparece. Já não olhamos para as coisas da mesma maneira. Tudo o que fica são os sonhos, as aspirações, que ainda temos dentro de nós… mas que sentimos adormecidos.
E o efeito acumula-se. Pouco a pouco, os amigos com quem conviviamos, deixam de telefonar para te dizer qualquer coisa. Partem do principio de que te comportarás como antes. Dizemos para nós proprios, que não nos apetece, que estamos a tomar a decisão correcta, mas… o que será que fala mais alto? As nossas decisões, ou a tristeza.
A tristeza da solidão é a pior especie. Devagarinho, devagarinho, suga-nos toda a energia que temos. E para quem fez a escolha, sabe que não irá lutar contra ela. Afinal, foi a sua escolha. Se vai caindo cada vez mais para o Abismo, nunca sabemos. Mas sabemos que, ás vezes é preciso deixarmo-nos cair na mais baixa negritude. Nunca sabemos se não gostamos do que encontramos.

publicado por Oraculo às 01:10
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De rebelde a 16 de Setembro de 2006 às 01:16
Adorei este teu texto... A solidão por vezes é também escolha...e é má??...sinceramente acho que não...a solidão é uma aliada, uma amiga, uma confidente... quando tudo nos falha lá está ela... não se deve fugir da solidão...tem.se é que aprender a lidar com ela porque pode nos ser útil...bjinhos..fica bem..


De Oraculo a 18 de Setembro de 2006 às 22:44
Sem Duvida... mas o problema é quando nos recusamos a sair de casa por nos mentirmos a nós proprios... e quando pensamos que não precisamos de alguem... É de certa maneira... igual ao Amor... quando o sentimos é verdadeiramente poderoso... mas tambem é viciante... Podemos não o sentir na altura, mas por comodismo ou por vicio... ou simplesmente porque precisamos, amamos alguem sem realmente o sentir.

Solidão... sempre foi uma amiga, sem duvida... quando tudo o resto falha...


Comentar post

.Informações

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. O problema de um free rid...

. A velha questão de onde g...

. Economices de uma saída á...

. Combustíveis, petróleo e ...

. Responsabilidade Social e...

. Mudanças na UALG

. Crise Imobiliária Parte I...

. Quem disse que tirar um c...

. A Crise Financeira no sec...

. Um pensamento disconexo

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Novembro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

.tags

. todas as tags

.links

Blog Top Sites
Blog Directory
Locations of visitors to this page

.Khonya

.subscrever feeds