"Politicians are always trying to convince you that they can solve the unemployment problem if you'll just give them a job!" Alfred E.Neuman
Ano Novo, Vida nova. E Novas Politicas tambem. Raramente concordo com politicas de um governo. Tenho sempre a tendencia para o escarnio, ou para dizer que a ideia até é boa, mas que poderia ter sido feito mais. Neste caso, sim, poderia ter sido feito mais, mas o espirito está presente.
Não é segredo nenhum o facto de que eu sempre considerei o subsidio de Desemprego como um dos maiores depreciadores da Segurança Social. O Subsidio ao Desemprego é legitimo em casos de transição ou de incapacidade, mas é um cancro quando pessoas que tem o usufruto quando não precisam.
O Subsidio de Desemprego, como estava, retirava o incentivo ao trabalho a varios desempregados, pois alguns dos salarios que eram pagos eram somente um pouco mais altos do que o proprio subsidio. “Mas que raio vou eu trabalhar á maluca, quando recebo o mesmo salario menos 100€ sem fazer nada”. E pensando bem… até é verdade e legitimo.
Mas agora, o Governo quer impor uma medida: qualquer pessoa que usufrua do Subsidio deverá apresentar-se na Junta de Freguesia Local e provar de que realmente anda á procura de emprego. E não pode recusar um trabalho onde fosse receber menos do que o anterior. Se por ventura, passar algum tempo e mesmo assim, não receber nenhuma proposta, então terá de aceitar um trabalho, mesmo que não tenha formação para tal.
Bem… pelo menos é um inicio. Vamos ver que efeitos praticos tem na diminuição do Défice Publico.