Mesmo quando as Leis são escritas, não devem permanecer inalteradas. Aristoteles
O Reino Greco-Bactro foi fundado por volta de 250 a.C., quando um Governador Seleucida da Bactria, Sogdiana e Margiana chamado Theodotos ganhou a independencia do Imperio Seleucida, os sucessores de Alexandre na zona.
O Novo Reino, considerado um dos mais ricos do Oriente Helenistico iria crescer ainda mais para o Leste e para o Oeste. Por volta dessa altura, os Partos estavam em ebulição, cortando os contactos com o mundo Grego. Apenas o contacto maritimo entre Egipto e Bactria seria desenvolvido.
Mais tarde, um usurpador do trono levaria ao confronto com o Imperio Seleucida. No entanto, depois de um cerco de 2 anos, as forças seleucidas falharam na conquista da cidade Bactra e reconheceram o novo Governante.
O Reino Greco-Bactro rapidamente se tornou um ponto interessante de mistura de culturas. Os seus habitantes mantinham todas as caracteristicas gregas, no que concerne á escultura, pintura, cunhagem de moeda e até mesmo religião. De facto, os Greco-Bactros pareciam manter todos os deuses gregos, mas reconhecendo e adorando os preceitos de Buda, por influencia de monges e missionarios da India por ordem de Ashoka. Aparentemente, teria tido mesmo um impacto significativo na sua Filosofia.
A Influencia nos seus vizinhos tambem foi duradoura. Há especialistas que veem influencia Grega na estatuas de Terracota do Tumulo do Primeiro Imperador da China, visto que é a primeira vez que se vêem tamanha mestria na China.
Na India, os Greco-Bactros empreenderam uma capanha invasiva após a queda do Imperio Maurya. As tropas Helenisticas chegaram mesmo á capital Imperial Pataliputra na India Oriental, criando o chamado “Reino Indo Grego”.
No entanto, as Invasões Indianas tiveram o seu preço; as Forças Partas atacaram e derrotaram as forças Greco Bactras, debilitando seriamente o Reino.
Após uma derrota gritante contra os Xiongnu (os Hunos que invadiriam o Imperio Romano 4 seculos mais tarde), os Yueh-Chih voltaram-se para as possessões Greco Bactras e foram ganhando terreno. Por volta de 120 a.C. o rei Heliocles abandonou a Bactria e montou a sua capital no Vale de Kabul, no Afeganistão. É considerado o Ultimo Rei Greco Bactro, apesar de diversos descendentes seus terem passado o Indu Kush e formado a Parte Ocidental do Reino Indo Grego, perdendo o seu reino contra os Yueh-Chi por volta de 70ª.C. O Reino Indo Grego Oriental existiria até 10 d.C. Os Yueh-Chi iriam fundar o Imperio Kushana, pesadamente Helenizado.
De uma maneira ou de outra, o sonho de Alexandre continuava.
Reino Greco Bactro na sua Maxima extensão