Μολών Λαβέ (Venham Buscá-las!) Resposta de Leonidas ao Rei Persa, quando este exigiu que os Espartanos entregassem as armas, nas Termópilas.
Em 480 a.C. um exercito persa de aproximadamente 250 000 homens entrou na Grecia. O Objectivo era o de a conquistar para que os Persas Aquemenidas aumentassem o seu territorio. A Grecia, separada por seculos de batalha interna , entre as cidades estado, uniu esforços para enfrentar a ameaça externa.
Atenas estava ameaçada. O exercito persa avançava rapidamente. Não iria haver tempo para evacuar a cidade. Leonidas, Rei de Esparta, voluntariou-se para enfrentar os persas no desfiladeiro das Termópilas, um estreito que se estendia por varios quilometros. Leonidas, com 300 espartanos e 4000 aliados, impediria as forças persas de avançar. Ao terceiro dia, ordenou aos seus aliados que retirassem, ficando apenas os seu fieis soldados a guardar o desfiladeiro. Aguentaria mais um dia. Ninguem dos soldados espartanos, nem mesmo Leonidas, iria ver o nascer do 4ºdia.
Leonidas tombou no combate, mas o seu sacrificio não foi em vão. Quando os Persas chegaram a Atenas, encontraram uma cidade vazia. Leonidas, Rei de Esparta, Inimigo de Atenas, faria o ultimo sacrificio pelo seu rival, e deixaria uma historia de coragem para a Eternidade.
Leonidas e os seus 300 Espartanos