Manchester United veio, viu e venceu. Esbofeteou Futebol Clube do Porto e Sporting Lisboa de Portugal com sensivelmente 20 milhões de euros cada um e levou para casa Anderson e Nani, como num bundle. Embora não se possa dizer que tenha sido barato, a situação assemelha-se a um super-mercado: um tipo vem, vê, o que lhe interessa, e vai pagar na caixa. Portugal parece um hipermercado de jogadores.
Bem e a parte engraçada é que nem precisa muito de marketing: é só matéria prima. Os clubes grandes é que depois de virem cá buscar a matéria prima, colocam o valor acrescentado, neste caso, a marca do Manchester United. Vamos lá ver se estes dois não se tornam moda, tipo Cristiano Ronaldo, por lá?
O Man Utd é que parece que está a seguir á risca as ideias de Ferguson e Queirós: ir buscá-los novinhos e tenrinhos (mas com muito talento) e a médio longo prazo torná-los em máquinas de jogar futebol. É uma excelente estratégia, á semelhança do que fazem Ajax e Sporting. Só que estes formam matéria prima; não imprimem o valor acrescentado.
Bem... mas pelo menos o futebol do Manchester United, na próxima época promete, com uma frente de ataque de Crsitiano Ronaldo, Nani, Rooney e Anderson… Vamos ver os resultados.